08 junho 2012

A LEI DOS 3R’S - REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR - PORQUE A COLETA SELETIVA - O QUE É E NÃO É RECICLÁVEL


A LEI DOS 3R’S
 -
A LEI DOS 3R’S
A LEI DOS 3R’S

Reduzir
 O desperdício pelo excesso de consumo. Escolher bem antes de comprar. Escolher embalagens retornáveis, como garrafa de algumas bebidas e galões de água mineral. Opte pelas pilhas recarregáveis, elas evitam o acúmulo de lixo tóxico.

Reutilizar

Sempre que for possível antes de jogar fora. Usar papel de rascunho nos dois lados. Não  jogar fora coisas que podem ser vendidas ou doadas para bibliotecas, brechós, como livro, revistas, roupas, móveis, etc.

Reciclar

Ou melhor, separar para reciclagem. O correto é separar o lixo que produzimos e entregar à agentes ambientais. Uma gente pode ser uma cooperativa de catadores ou até uma instituição filantrópica que receba material reciclável para acumular e comercializar.

Porque a coleta seletiva

 coleta seletiva
 coleta seletiva
A separação dos materiais é uma prática positiva, pois, você estará contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de nossa cidade e ajudando na renda da família dos agentes ambientais.

O material que você separa e é destinado à coleta seletiva são reciclados por varias indústrias, se transformando em novos objetos.

O que não é reciclável e o que é reciclável

O que é não é reciclável
O que é não é reciclável
Rejeitos:

Papéis higiênicos, lenço de papel, curativos, fraldas descartáveis e absorventes higiênicos.

Não Recicláveis:

Etiquetas adesivas, papel carbono, fita crepe, papéis plastificados, toco de cigarro, fotografias, espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tubos de tv, pratos, cabos das panelas, tomadas, acrílicos, embalagens de biscoitos e de agrotóxicos, esponja de aço, pilhas, clipes, grampos, isopor, panos.