09 outubro 2025

O ATENDIMENTO INFORMATIZADO AO CIDADÃO E AS LEIS QUE DESCREVEM COMO DEVEM SER MANTIDOS

Algo que venho avaliando aqui em Passos MG é o atendimento em setores públicos que usam sistemas de informação no serviço público e ajudam e dão suporte ao servidor público no atendimento ao cidadão.

 Estive em vários lugares públicos aqui em Passos MG neste último mês onde todos usam sistemas de informação para dar suporte ao funcionário público e fazer o atendimento ao cidadão.


O ATENDIMENTO INFORMATIZADO AO CIDADÃO E AS LEIS QUE DESCREVEM COMO DEVEM SER MANTIDOS

Em todos os locais QUE ESTIVE não teve um SISTEMA QUE NÃO SAIU DO AR. O comentário de quem está na fila de espera é o seguinte não está atendendo o sistema está fora do ar. todos ficam de 20min a 40min fora do ar, deixando o atendimento desgastante para o funcionário público e o cidadão indignado pela espera, alguns vão embora por não poder ficar esperando o sistema voltar ao AR isto eu vi acontecer em:

 

  • Posto de Saúde


 • UPA – Unidade de Pronto atendimento


 • UAI – Unidade de atendimento integrado


 • Delegacia de Policia


 • Loteria

 

E agora fazendo uma pesquisa sobre este assunto que é de real importância para o atendimento ao cidadão e fortalecer os órgãos públicos fiz umas questões

a mim mesmo e que outras pessoas questionam: estes sistemas tem manutenção, são avaliados, estão dando estrutura ou tirando a estrutura do local público etc.

O ATENDIMENTO INFORMATIZADO AO CIDADÃO E AS LEIS QUE DESCREVEM COMO DEVEM SER MANTIDOS

ESTES SISTEMAS DEVEM SER AVALIADOS CONSTANTEMENTE

 A avaliação de sistemas de informação no serviço público é crucial para garantir

eficiência, segurança, transparência e qualidade no atendimento, e deve considerar indicadores como tempo médio de espera, satisfação do cidadão e conformidade com leis e políticas de segurança. Essa avaliação envolve a coleta de feedback dos usuários, monitoramento de desempenho e alinhamento com as diretrizes da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e outras normativas. Lendo somente os artigos desta LEI 12.527/2011 dá para ver o tanto que é importante que os municípios avaliem os sistemas que põe órgãos públicos municipais e estaduais na atividade constante para que o atendimento ao cidadão e a qualidade do serviço público melhore.

Alguns itens cruciais para avaliar estes sistemas de atendimento ao cidadão e suporte ao funcionário público são:


Melhoria contínua: A avaliação permite identificar falhas e oportunidades de aprimoramento nos sistemas, resultando em um atendimento mais eficaz e em serviços mais ágeis.


Segurança da informação: É fundamental para proteger dados confidenciais e garantir a integridade das informações dos cidadãos e das instituições.


Eficiência e redução de custos: Sistemas bem estruturados e avaliados podem reduzir processos redundantes, otimizar a busca por informações e, consequentemente, diminuir custos.


Confiabilidade das decisões: Uma gestão da informação eficaz aumenta a confiabilidade das operações governamentais, permitindo que os servidores tomem decisões mais embasadas em dados precisos.


Transparência: Permite o monitoramento e a avaliação da qualidade dos serviços, aumentando a transparência e a confiança do cidadão na administração pública.


 O que avaliar nos sistemas de informação?


Segurança: Garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, conforme os pilares da segurança da informação.


Conformidade com a LGPD: Assegurar o tratamento adequado dos dados pessoais dos cidadãos.


Desempenho do servidor: Verificar se os sistemas auxiliam o servidor público a realizar suas funções de forma competente.


Satisfação do usuário: A Lei nº 13.460/2017 estabelece que os órgãos públicos devem avaliar a qualidade e o nível de satisfação dos cidadãos com os serviços prestados.


Cumprimento de prazos: Verificar se os sistemas auxiliam no cumprimento dos compromissos e prazos definidos para a prestação dos serviços.


Eficiência: Avaliar se o sistema agiliza os processos e reduz o tempo gasto em atividades administrativas.


Acessibilidade: Garantir que os sistemas sejam acessíveis a todos os cidadãos, incluindo aqueles que precisam de atendimento por outros canais além do digital.



O ATENDIMENTO INFORMATIZADO AO CIDADÃO E AS LEIS QUE DESCREVEM COMO DEVEM SER MANTIDOS


Como os sistemas devem ser avaliados?


Pesquisas de satisfação: Utilizar ferramentas para coletar a percepção dos usuários sobre a qualidade do atendimento.


Indicadores de desempenho: Definir métricas claras para avaliar a eficácia, a eficiência e a efetividade do sistema.


Auditorias: Realizar auditorias periódicas para verificar a conformidade dos sistemas com as leis e políticas de segurança da informação.


Análise da infraestrutura: Avaliar a tecnologia da informação (TI) utilizada para identificar oportunidades de modernização e automação.


Em suma, a avaliação contínua dos sistemas de informação é essencial para uma gestão pública moderna e eficiente, garantindo que o serviço público atenda às necessidades dos cidadãos de forma ágil, segura e confiável.


PELA MINHA AVALIAÇÃO E LENDO OS ARTIGOS DAS Leis nº 12.527/2011 e nº 13.460/2017 aqui estas leis não estão em pratica e não vejo nenhum item que demostre e de transparência para o cidadão ver artigos destas leis e descrever a sua satisfação sobre os atendimentos em setores públicos.


08 outubro 2025

A INCLUSÃO DA BICICLETA NO PLANO DE MOBILIDADE URBANA É SINAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A INCLUSÃO DA BICICLETA NA MOBILIDADE URBANA - SINAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Aqui vai ser descrito a importância da bicicleta na mobilidade urbana ela é importante por ser um transporte simples, sustentável e que promove saúde física e mental melhorando o meio ambiente, reduzindo o trânsito e a poluição. Sua simplicidade está na mecânica fácil, na ausência de emissão de gases e no baixo custo de manutenção, tornando-a uma ótima ferramenta para a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável da cidade. Quem anda de bicicleta é a pessoa a pessoa que tem a melhor visão da qualidade urbana da cidade pelo seu jeito de locomoção físico e mental psicológico tendo uma visão de toda região que passa.

A BICICLETA UM TRASPORTE SIMPLES QUE AJUDA NA SAÚDE FISICA E MENTAL
A BICICLETA UM TRASPORTE SIMPLES QUE AJUDA NA SAÚDE FISICA E MENTAL


CRIANDO UM PLANO DE MOBILIDADE URBANA – INCLUINDO A BICICLETA

Para criar um plano de mobilidade urbana focado em bicicletas, é preciso coletar dados, definir uma visão e objetivos claros para a cidade, desenvolver uma rede cicloviária integrada com infraestrutura segura (ciclovias, ciclorrotas, ciclofaixas e bicicletários) e promover a bicicleta como um modo de transporte sustentável. A participação da sociedade civil e a integração com outros modais de transporte público também são essenciais para o sucesso do plano de mobilidade urbano.

A bicicleta é utilizada por grande parte dos habitantes das cidades brasileiras, englobando diferentes bases geográficas, culturais, climáticas, níveis de renda e escolaridade. O perfil dos usuários é abrangente, sendo possível encontrar os que utilizam a bicicleta nos deslocamentos para o trabalho – operários, empresários, comerciários, trabalhadores da construção civil, entre outros –, os que a utilizam como instrumento de trabalho – como os entregadores de mercadoria via aplicativos, policiais civis e carteiros –, estudantes, entre outras categorias.

VÁRIOS TIPOS DE PESSOAS USAM A BICICLETA COMO ENTREGADORES DE MERCADORIASNA
VÁRIOS TIPOS DE PESSOAS USAM A BICICLETA COMO ENTREGADORES DE MERCADORIASNA

A sinalização vertical e horizontal é essencial para a segurança e orientação de ciclistas, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois organiza o tráfego, define espaços exclusivos (como ciclovias), e regulamenta o uso da via para todos os usuários. Ela previne acidentes ao informar sobre proibições e permissões, aumenta o conforto ao criar rotas seguras, e promove o convívio entre diferentes modais de transporte ao educar ciclistas, motoristas e pedestres sobre deveres e direitos.


A APLICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA COM BICICLETA ESTÁ NO CTB
A APLICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA COM BICICLETA ESTÁ NO CTB

COLETANDO DADOS DOS CIDADÃOS PARA A INCLUSÃO DA BICICLETA NO PLANO DE MOBILIDADE URBANA

 Na criação do plano de mobilidade por bicicletas deve ser coletado a disponibilidade de dados conclusivos sobre o uso da bicicleta, compreendendo a identificação do perfil, comportamento, motivações e desafios dos usuários, que está diretamente relacionada à promoção de instrumentos de avaliação do modo que a usa. Apesar dos poucos dados disponíveis no contexto brasileiro, é possível observar que o uso da bicicleta possui duas finalidades: o lazer e a locomoção.

DADOS DOS CIDADÃOS PARA A INCLUSÃO DA BICICLETA NO PLANO DE MOBILIDADE URBANA
DADOS DOS CIDADÃOS PARA A INCLUSÃO DA BICICLETA NO PLANO DE MOBILIDADE URBANA

TIPOLOGIAS CICLOVIARIAS A POR NO TRANSITO E AREA DE LAZER

As tipologias cicloviárias na mobilidade urbana por bicicleta incluem ciclovias, que são pistas segregadas fisicamente do tráfego de veículos; ciclofaixas, que utilizam parte do rolamento da via com sinalização para ciclistas; ciclorrotas, que sugerem trajetos em vias compartilhadas com sinalização específica; e ciclofaixas de lazer/operacionais, que são temporárias e montadas em eventos, para lazer ou em dias específicos. Cada tipologia oferece um nível diferente de segurança e segregação, impactando a experiência e a confiança dos ciclistas no trânsito.

Aqui vamos Descrever Cada tipo de Faixa aplicada para melhorar a Mobilidade Urbana para a inclusão das Bicicletas no Trânsito da cidade com Segurança.

Ciclovia: Uma pista exclusiva para bicicletas, segregada do tráfego motorizado por separadores físicos como muretas, canteiros, ou até mesmo vagas de estacionamento. Elas são ideais para ruas com alto fluxo de veículos, pois oferecem maior segurança

Ciclofaixa: É uma parte da pista de rolamento destinada ao uso exclusivo de bicicletas, delimitada por sinalização horizontal (pintura no chão) e, por vezes, por tachões (olhos de gato). Não há separação física com blocos ou barreiras.

Ciclorrota: Uma rota recomendada para bicicletas em vias que podem ser compartilhadas com o tráfego motorizado. A diferença principal para a ciclofaixa é a falta de segregação física e de sinalização contínua, servindo mais como uma sugestão de caminho

Ciclofaixa de Lazer (ou operacional): Uma faixa exclusiva temporária, usada em eventos específicos ou em dias e horários determinados (como aos domingos), quando o tráfego é fechado para a circulação de ciclistas e pedestres.


DESCRIÇÃO DAS FAIXAS COLOCADO NA MOBILIDADE URBANA CICLOVIARIA
DESCRIÇÃO DAS FAIXAS COLOCADO NA MOBILIDADE URBANA CICLOVIARIA

A inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser considerada elemento fundamental para a implantação do conceito de Mobilidade Urbana para construção de cidades sustentáveis, como forma de redução do custo da mobilidade das pessoas e da degradação do meio ambiente. Sua integração aos modos coletivos de transporte é possível, principalmente com os sistemas de alta capacidade, o que já tem ocorrido, mesmo que espontaneamente, em muitas grandes cidades.

A mobilidade urbana com bicicleta é vital para a saúde, pois o ciclismo é um exercício aeróbico que melhora a saúde cardiovascular e mental, reduz o estresse, diminui o risco de doenças crônicas como diabetes e obesidade, e aumenta a coordenação motora. Além disso, ao reduzir o uso de carros, a bicicleta contribui para a redução da poluição e do ruído diminuído a poluição sonora, promovendo um ambiente urbano mais saudável e seguro para todos.

A mobilidade urbana com bicicleta é vital para o meio ambiente também porque reduz a emissão de gases poluentes (como CO), diminuindo o impacto do efeito estufa e melhorando a qualidade do ar. Além disso, o uso de bicicletas, desafoga o trânsito e contribui para cidades mais limpas, saudáveis e sustentáveis.

BICICLETARIOS EM ÁREA DE GRANDE FLUXO

E temos ainda importância da inclusão de bicicletários que é uma área delimitada e equipada para o estacionamento seguro de bicicletas, que pode ser coberta ou não, e que contém paraciclos (estruturas de fixação) que permitem prender a bicicleta com cadeado no quadro, sem danificá-la. Ele deve ter sinalização indicativa, estar em local visível e próximo à entrada, e a área deve ser protegida contra invasão de outros veículos, garantindo segurança e incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte, ele pode ser aplicado em outros tipos de mobilidade urbana pública de transporte coletivo.


A IMPORTÂNCIA DOS BICICLETARIOS NA MOBILIDADE URBANA
A IMPORTÂNCIA DOS BICICLETARIOS NA MOBILIDADE URBANA


O setor público deve impulsionar a mudança da mobilidade urbana implementando os termos já citados como ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e bicicletários, e integrando o modal ao transporte público, promovendo assim cidades mais sustentáveis, eficientes e inclusivas para todos e deve aplicar a bicicleta nos trabalhos públicos tirando a circulação de veículos em pequenas rotas e pondo funcionários de avaliação de áreas a usar a bicicleta.

BICICLETA UM VEICULO SIMPLES DE TRANSPORTE E FORTE NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE UMA CIDADE
BICICLETA UM VEICULO SIMPLES DE TRANSPORTE E FORTE NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE UMA CIDADE


Aqui foi descrito alguns de poucos termos da importância da Bicicleta para dar estrutura urbana a uma cidade em desenvolvimento sustentável.