01 outubro 2019

COMO FAZER A IMPLANTAÇÃO DOS 1º PEV'S EM UM MUNICÍPIO

A PREFEITURA DE PASSOS MG JÁ TEM UM MODELO DESTE EM MÃO O QUE FALTA É VONTADE POLITICA E ESFORÇO DA POPULAÇÃO EM IMPLANTA-LO E ASSIM COMEÇAR A MUDAR A CULTURA E EDUCAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL NA CIDADE

A Prefeitura de um Município Quando Instala um PEV (Ponto de Entrega Voluntário)  por meios de órgãos que fazem a gestão dos resíduos no município, pode por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), do Setor de limpeza Urbana, Departamento de limpeza Urbana etc. fazer a 1ª Entrega  do primeiro Ponto de Entrega Voluntária de Resíduo Reciclável (PEV) à comunidade. A solenidade tem que acontecer na rua e  bairro em frente ao que está sendo instalado. Os PEV's têm como objetivo criar uma nova opção de descarte de resíduo reciclável na cidade, com tecnologia própria e já existente no município e que interaja com a comunidade.
 
COMO FAZER A IMPLANTAÇÃO DOS 1º PEV'S EM UM MUNICÍPIO
COMO FAZER A IMPLANTAÇÃO DOS 1º PEV'S EM UM MUNICÍPIO
 
                No contexto do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município, os PEV's surgem como solução transversal que intermedia o descarte de resíduos sólidos de origem doméstica em geral. Os recicláveis por sua vez, necessitam de uma forma operacional mais dinâmica, atendendo e aproximando a população aos locais de recebimento, disponibilizando em tempo integral um sistema novo e eficiente de atendimento, captando um volume maior de resíduo reciclável diretamente na fonte, aliado ao controle operacional público que incentivará a redução dos impactos ambientais e do contato humano e animal com os resíduos após o descarte, a sensibilização da população, o envolvimento do órgão ambiental responsável na educação ambiental da comunidade e na formação de uma nova cultura de descarte autônomo. A consequência disso é a melhoria da destinação final de resíduos recicláveis, aumento da renda de catadores e recicladores formalizados no projeto de “Geração de Emprego e Renda”, inscrito no PMGIRS, com o prolongamento da vida útil do Aterro Sanitário e melhoria no processo de Gestão Ambiental municipal, como fazer revitalizações de áreas também.


               O projeto que estiver sendo executado na Cadeia Produtiva da Reciclagem (CPR), coordenado por um órgão que pode vir a ser o responsável como pode ser  pelo SEMMA ou pelo setor de limpeza urbana do departamento de obras do Município pode instalar vários PEV's em bairros definidos, como locais de entrega voluntária, em épocas diferentes. O projeto pode ser executado em parceria com a COOPERATIVA DE CATADORES E ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DO MUNICÍPIO DO MUNICÍPIO E CIDADÃO QUE LUTAM PELA GESTÃO E COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO e a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DA CIDADE, servindo para atender especificamente aos bairros e ao centro do município e a área comercial da cidade. A experiência da coleta a ser usada pode ser á da COOPERATIVA DE CATADORES E ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DO MUNICÍPIO DO MUNICÍPIO , que receberá os roteiros pré-estabelecidos pela SEMMA.


 
COMO FAZER A IMPLANTAÇÃO DOS 1º PEV'S EM UM MUNICÍPIO
COMO FAZER A IMPLANTAÇÃO DOS 1º PEV'S EM UM MUNICÍPIO

UNS DOS MODELOS DE PEV'S:
Os PEVs são caixas estacionárias metálicas (tipo poliguindaste), de oito metros cúbicos, com recolhimento mecanizado, didaticamente projetada, de forma a interagir com a comunidade. Com seu desenho alegre e didático, visa contribuir com o ambiente no qual ele está instalado e com a educação ambiental no bairro.

 
COMO FAZER A IMPLANTAÇÃO DOS 1º PEV'S EM UM MUNICÍPIO
COMO FAZER A IMPLANTAÇÃO DOS 1º PEV'S EM UM MUNICÍPIO

 
Os benefícios são dos PEVS:

- Disponível 24h por dia e sete dias da semana para o descarte na comunidade
- Não confronta com os horários de trânsito mais apurados
- Reduz o contato humano e dos animais aos resíduos
- Melhora a aparência do ambiente onde será instalado
- Revitaliza áreas publicas como Praças
- Não será possível a prática de catação nesse local, pois o contêiner somente abre nas reciclagens
- Haverá monitoramento periódico da fiscalização da CODECA  e fiscais para que os locais estejam sempre limpos e organizados
- A SEMMA, periodicamente, adotará canteiros de flores no local, para chamar à atenção da população local para as questões ambientais
- Possibilidade de desencadear o processo de educação ambiental de forma que promova a melhoria no atendimento da coleta seletiva nos bairros e aumente o volume de recicláveis recolhidos na cidade.

               O projeto PEV de Resíduos Recicláveis está fracionado em etapas, justamente para organizar o seu processo de implantação. Serão cinco etapas, iniciando em bairros pilotos da cidade, estrategicamente escolhidos, não confrontando com a área mecanizada.

Etapa 1 – Implantação dos locais e divulgação
Etapa 2 – Mudança da cultura de descarte nos locais escolhidos
Etapa 3 – Ampliação para a implantação nas atividades escolares e atividades comerciais
Etapa 4 – Criação de novo tema com a participação das grandes geradoras de resíduos, de acordo com o PMGIRS
Etapa 5 – Ampliação do sistema para outras  áreas

               A campanha de divulgação inicia em algumas semana antes  a instalação e a instalação será gradativa. Serão por bairros inicialmente, Condominios podem ter os seus PEV's internos neles tambem já deixando a sua população com uma cultura mais evoluida em questões sociais e ambientalmente mais educada.

CENTROS DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO TAMBÉM DEVE  TER SEUS PEV'S. já incluindo neste campo toda qualidade que um PEV's pode trazer como A inclusão da Educação Social e Ambiental.

Outro setor que deve correr atrás para a implantação dos PEV'S e a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DA CIDADE deixando termos que são obrigatórios para a indústria e o comercio de um município regular na obrigação com a gestão dos resíduos gerados pela industria e comercio. 

Um comentário: