12 março 2020

PREGAR PREGOS EM ÁRVORES MATAM ELAS

É CORRETO BATER PREGOS EM ÁRVORES ?!?!?! Uma prática que está ficando muito corriqueira, sobretudo nas praças  de nossa cidade, é ver afixado objetos nas árvores, seja por pregos, cordas, abraçadeiras, ou materiais diversos perfurantes e cortantes. Alerta os entendidos que o prego em árvore causa um ponto de infecção, mata o tecido, é um ferimento eterno que apodrece o tronco e pode até matar o “PÉ DE PAU”... Segundo especialistas, eles interrompem o fluxo da seiva, que distribui os nutrientes pela planta do mesmo modo que os vasos sanguíneos alimentam o corpo humano.
PREGAR PREGOS EM ÁRVORES MATAM ELAS
PREGAR PREGOS EM ÁRVORES MATAM ELAS

Por que e qual é a razão de  pregar e pendurar objetos prejudica a árvore, como nos asseguram  os botânicos? Assim dizem eles:  – Luminárias e objetos pendurados podem exercer carga excessiva e, luzes muito fortes podem aquecer o tronco, ressecando folhas e galhos; – O buraco que se forma ao bater um prego vira porta de entrada para micro-organismos como fungos, bactérias e vírus. Com o tempo, se houver apodrecimento, a árvore pode até cair; – A oxidação dos metais do prego pode favorecer o ataque de insetos ou “ENVENENAR” a árvore, que pode morrer; – Arames e cordas sintéticas enroladas podem “ESTRANGULAR” o crescimento da árvore, além de se tornarem focos de podridão e infecção. Tudo isso pode levar à morte da planta.
Espera-se para o ano que vem,  as secretarias envolvidas diretamente com o polêmico bate-prego em árvores, que venham a se arvorar para despregar os pregos pregados nas indefesas árvores dos nossos floridos arvoredos tão bem cuidados em qualquer praça ou em qualquer lugar que circunda nossas árvores na cidade das flores e das históricas sete  colinas que mesmo sem o uso do prego deveriam ser  muito bem arborizadas e que não é o caso...
O importante é ter consciência ambiental que, errar é humano, mas Continuar  no erro é PREGAR a burrice... No próximo ano vamos usar de uma filosofia simples do, BATE PREGO-TIRA PREGO. E haja alicate!!! E haja tintura de iodo nos “FURÚNCULOS” das árvores para curá-las de tamanha crueldade(?)

4 comentários:

  1. Olá, é possível recuperar as árvores após tirar os pregos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso responder para você através do material publicado que o prego em árvore causa um ponto de infecção, mata o tecido, é um ferimento eterno, se no material da postagem diz isto deveríamos procurar um engenheiro florestal ou biólogo para ter uma resposta mais clara. Desculpe se não estou te ajudando

      Excluir
  2. Realmente não se recupera totalmente a ferida na árvore. Você pode ajudar ela a "cicatrizar", pra não morrer, isto se ainda der tempo. Ponha própolis na ferida, e canela em pó, ajuda muito. Fazer um líquido com a canela em pó e lavar a ferida é bom. Depois preencha o buraco cm madeira, algum galhinho limpo, sem as casquinhas, ajuda nisso.

    ResponderExcluir
  3. Interessante que existem pessoas com a crença popular que o prego ajuda a árvore alegando que a árvore beneficia da absorção dos minerais!

    ResponderExcluir